
De acordo com o BABOK v3, a análise de negócios é definida como a prática de facilitação da mudança numa empresa, através da identificação das necessidades e da recomendação de soluções para entregar valor aos stakeholders.
O objetivo da análise de negócios é:
- Alinhamento entre negócio e tecnologia -> preencher a lacuna que existe entre os negócios e a tecnologia.
- Resolução de problemas -> garantir a entrega de soluções que vão ao encontro das necessidades efetivas dos clientes e resolver os reais problemas do negócio.
-
Melhoria contínua -> avaliação contínua do desempenho da solução entregue e das barreiras ou restrições que podem impedir ou comprometer o valor da solução.
Existem 4 maneiras de como a análise de negócios pode ser útil numa organização:
- Entender o estado atual da empresa
- Definir o estado futuro da empresa
- Determinar as atividades necessárias para passar do estado atual para o futuro
- Identificar as necessidades do negócio em si

Quais as funções de um analista de negócios?
Um analista de negócios é qualquer pessoa que executa tarefas de análise de negócios descritas no guia BABOK, independentemente do cargo ou função na organização.
O analista de negócios é responsável por descobrir, sintetizar e analisar informações de várias fontes dentro de uma empresa, desde processos, documentação e stakeholders.
Assim, o analista de negócios desempenha um papel chave no alinhamento das soluções projetadas e entregues com as reais necessidades dos stakeholders. As suas atividades podem incluir:
- Compreender os problemas e objetivos da empresa – Entender os problemas é o ponto de partida quando se trata de propostas de melhoria contínua e é crucial ter uma visão geral do que é o negócio e os seus objetivos, de modo a que todas as suas soluções sejam concentradas em apenas uma única direção – a direção dos objetivos da empresa.
- Analisar necessidades e soluções – Depois de conhecer as reais necessidades dos stakeholders, o analista tem a responsabilidade de analisá-las e encontrar soluções que vão ao encontro dessas necessidades.
- Desenvolver estratégias – Perceber realmente os problemas e objetivos da empresa ajuda na elaboração da estratégia. Durante o processo de análise a estratégia deve estar sempre presente.
- Impulsionar a mudança – Por vezes a mudança não é bem vista pelos stakeholders, mas é da responsabilidade do analista de negócios impulsionar esta mudança e mostrar quais os benefícios a médio e longo-prazo.
- Facilitar a colaboração com os stakeholders – Alinhar o negócio e tecnologia requer que o analista de negócios seja um intermediário entre o cliente e a área técnica. Desta forma, a comunicação é uma skill importante a colocar em prática! Só com boa comunicação será possível entender as reais necessidades do cliente, e transmiti-las à equipa técnica.
Outros títulos comuns para quem pratica análise de negócio:
- Analista de Processos
- Analista de Sistemas
- Arquiteto de Negócios
- Product Owner
- Product Manager
- Analista Empresarial
- Engenheiro de Requisitos
- Analista de Dados
Como resumo, vimos qual o objectivo da análise de negócio, a sua utilidade numa organização, as funções de um analista de negócios e também os diferentes títulos que, ele ou ela, podem ter numa empresa.